O Participante de Reunião Mediúnica Espírita

 



Na  obra, Prática Mediúnica Espírita, lançamento FEB, Marta Antunes e Carmem Silveira, trazem importantes comentários sobre questões da lavra literária de Manoel Philomeno de Miranda, sob a psicografia de Divaldo Franco, acerca das reuniões mediúnicas espíritas:

Capítulo 4

INTEGRAÇÃO NA CASA ESPÍRITA E ENCAMINHAMENTO À REUNIÃO MEDIÚNICA

 

4.1 A INTEGRAÇÃO NA CASA ESPÍRITA

 

     O espírita que faz parte da reunião mediúnica deve estar integrado em outras atividades da Casa Espírita, a fim de que possa desenvolver o sentimento de pertencimento a um grupo social, e se sinta e aja como trabalhador da instituição, onde coopera de forma voluntária e gratuita.  

 

 

No que concerne, porém, às reuniões espíritas mediúnicas, defrontamos compromisso bastante diferenciado no que diz respeito à investigação pura e simples.

Programadas pela Espiritualidade, são constituídas por um grupo de pessoas sérias, assíduas e conscientes do seu significado, comprometi- das com a ação da caridade em forma de terapêutica eficiente para os desencarnados em aflição.¹

 

 

 

      Para tanto, deve escolher, na medida do possível, atividades que revele maior sintonia ou inclinação e que sirva de apoio à sua atuação no grupo mediúnico. Como ilustração, lembramos que os médiuns esclarecedores (dialogadores ou doutrinadores) podem usar de suas habilidades junto aos Espíritos que se manifestam na reunião mediúnica para realizarem o atendimento espiritual, sobretudo o diálogo fraterno. Os médiuns podem integrar-se nas reuniões de estudo como facilitadores do aprendizado ou como palestrantes nas reuniões públicas evangélico-doutrinárias, oportunidades que mantém atualizado o conhecimento espírita. A equipe de apoio do grupo mediúnico pode cooperar na transmissão do passe e nas reuniões de irradiação mental. O dirigente da reunião mediúnica pode assumir tarefas administrativas no Centro Espírita etc.


   Importa destacar, contudo, que os membros da equipe mediúnica, sem exceção, devem realizar alguma atividade de assistência e promoção social em benefício de nossos irmãos em humanidade que se encontram em situação de vulnerabilidade social, muitos dos quais se encontram em estado de  graves sofrimentos.  Jamais podemos esquecer que a bandeira do Espiritismo é: Fora da caridade não há salvação (O evangelho segundo o espiritismo, cap. XV) e que o Mestre Nazareno adotou a seguinte norma de conduta humana, como condição de felicidade: Amarás   o Senhor, teu Deus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito.  Esse é o maior e o primeiro mandamento.   O segundo é semelhante a esse: Amarás teu próximo como a ti mesmo.  Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas. (Mt 22:37 a 40.)²


     O Centro Espírita é um núcleo de trabalho voltado para o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita, à luz do Evangelho de Jesus, que permite, através da união fraterna e práticas de amor ao próximo, contribuir para a construção de um mundo melhor: 

 

 O exercício mediúnico, por outro lado, não pode ficar adstrito aos breves espaços em que se realiza as reuniões semanais especializadas, porque, sendo orgânica  a faculdade, se é médium em todos os dias e em todos os momentos, durante o período   em que exigiram os recursos dessa natureza.³



______________________________

REFERÊNCIAS

1 FRANCO, Divaldo Pereira. Reencontro com a vida. Pelo Espírito Manoel St Philomeno de Miranda. Salvador, BA: LEAL, 2015. cap. 26, p. 215.

2 FRANCO, Divaldo Pereira. Reencontro com a vida. Pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda. Salvador, BA: LEAL, 2015. cap. 26, p. 212 e 213.

3 FRANCO, Divaldo Pereira. Mediunidade: desafios e bênçãos. Pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda. 1. ed. 5. imp. Salvador, BA: LEAL, 2019. cap. 9, p. 78.

 

 

Livro: A Prática Mediúnica Espírita

FEB 2023

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Passe no Médium durante a Reunião Mediúnica Espírita

Tempo de Dialógo com os Espíritos

Escolhos à mediunidade